Estamos em novo endereço:
www.monolitospost.com

terça-feira, 28 de julho de 2009

A EPIDEMIA DA BANALIDADE

O Jornalista Fábio Campos escreveu no Jornal O Povo, na sua coluna de hoje, 28/07, um artigo importantíssimo a respeito dessa onda da nova gripe, merece toda nossa atenção e uma grande reflexão, vejamos:

"A imprensa brasileira tem credibilidade e é um eixo fundamental para a consolidação de nossa Democracia, mas, muitas vezes, erra o alvo ao exagerar em certas coberturas. Impressiona o espaço diariamente concedido para, por exemplo, a nova gripe denominada de “suína”.
Já é sabido que o novo vírus mata menos que as gripes conhecidas. Então, na medida em que as causas mais relevantes de mortes no Brasil não são abordadas com a ênfase necessária, a imprensa acaba contribuindo para que sejam assimiladas como algo banal e aceitável.
Vamos a um exemplo: no Brasil, a tuberculose mata muito mais que todas as gripes juntas. Estima-se que, entre nós, 6 mil pessoas morrem por ano com essa doença. Trata-se de uma doença do passado.
Tem cura e atinge sobremaneira os mais pobres. Talvez por isso, não merece nem nota em rodapé de jornal. E o que dizer da “epidemia” nacional das mortes pela violência no trânsito? Vivemos uma “guerra civil” nas ruas e estradas do País e a nossa imprensa não se dá conta da imensa gravidade do problema e gasta suas energias com o novo vírus de uma gripe. "

Um comentário:

  1. Isso tem alguns objetivos claros. 1- desviar a atenção do mar de lama que vive nossa política; 2- negociatas para a gigante ROCHE vender seu Tamiflu.
    Mas é preciso lembrar que embora a Tuberculose e essas outras doenças sejam curáveis o modo de transmissão não é tão incontrolável como é a gripe que já matou muitos milhões nos últimos anos.É preciso tomar cuidado não queremos outra Gripe Espanhola.

    ResponderExcluir