Estamos em novo endereço:
www.monolitospost.com

domingo, 30 de agosto de 2009

BLOG DO CRISTIANO: GESTÃO PÚBLICA NÃO É BRINCADEIRA


Gestão pública não é brincadeira e nem pode estar atrelada aos interesses político-eleitorais imediatos. Uma gestão deve se mover pelo interesse público no sentido de assegurar a promoção da vida das pessoas. Gestão pública mal gerida compromete a vida de muitos e até de gerações.

Falo isto analisando estes primeiros meses da gestão municipal de Quixadá. A manutenção de praticamente todo o corpo dirigente da gestão anterior não garantiu a correção de erros e muitos menos a mera manutenção do que já estava sendo feito. Obras importantes continuam paralisadas ou andando a passos menores do que o da tartaruga. Graves problemas permanecem sem enfrentamento. A qualidade dos gastos públicos é da pior qualidade, com proliferação de recursos entrando no ralo do esgoto, com quantias vultosas sendo pagas a aluguéis de carros, marketing, diárias, entre outros abusos.
Fazer crítica sem apontar soluções não foi nem será minha postura. Por isso, que mesmo nas minhas mais fortes afirmações, sempre aponto perspectivas para o atual gestor. É importante que a gestão venha a dar certo, afinal todos queremos bem a nossa cidade. Não desejamos o "quanto pior, melhor". A resposta aos nossos pronunciamentos tem sido de uma pequenez tremenda. A forma rasteira que um apaniguado do novo "coronel" passou a criticar-me, confirma a degradação ética em que se situa o atual grupo político no poder. Repito, sinto pena de que uma liderança que fomentou esperança, tenha tornado-se seguidor das práticas dos mais nefastos politicos brasileiros.

Nas democracias, os governantes têm uma espécie de conselho político que o cerca. Essa turma, formada entre os mais próximos da confiança do chefe, teria a função de “aconselhar” o governante de plantão. Em nossa cidade, o "aconselhar" torna-se na realidade a completa dominação de um prefeito pelo seu "chefe" ou mesmo "coronel". Lamentável, acho que isto já passou da conta. É descabido acreditar que este gestor continue a afirmar por onde passa que "está de mãos atadas". É mais descabido ainda verificar-se que este gestor não enfrenta os problemas e empurra-os ladeira abaixo. Falei, no início desta postagem, dos riscos de uma má gestão. Quatro anos de mau governo prejudicam demais. O povo está sentindo e comprendendo a necessidade de mudança nesta incompetência gerencial. Espero que os estragos dessa paralisia administrativa não prejudiquem demais nossa cidade.

10 comentários:

  1. AMIGO CRISTIANO, CONCORDO COM TUDO QUE VOCE DESCREVE NESTE BLOG, EU E MUITA GENTE TORCE PELA A SUA SAÍDA DO PT, COMPREENDO QUE NO PASSADO O PARTIDO DOS TRABALHADORES PASSOU A IMAGEM DA ESPERANÇA, ÉTICA, HONESTIDADE E COMPETÊNCIA. MAS O QUE NA VERDADE NÓS VIMOS FOI O PARTIDO PERDER A SUA PRINCIPAL BANDEIRA QUE ERA A ÉTICA COM A INFAME DESCULPA DE GOVERNABILIDADE, TODOS OS PARTIDOS PODERIAM DAR ESSA DESCULPA, MENOS O PT E ISSO É FATO, ENTÃO COMO LHE CONHEÇO, COMO SUA FAMÍLIA TAMBÉM, SEI DA SUA ORIGEM, CONHEÇO SEU CARÁTER FICA CADA VEZ MAIS CLARO QUE VOCÊ NÃO COMBINA MAIS COM O PT, O PT SE MOSTROU SER AQUILO QUE NUNCA DUVIDEI O PARTIDO DA CANALHICE, DA SAFADEZA, DA ORGIA, DA ESCULHAMBAÇÃO DA PROMESSA MAIS MIRABOLANTE, DO DISCURSO FÁCIL, DA COVARDIA, DA MENTIRA E DO ROUBO. MEU AMIGO VOCÊ É UMA PESSOA TRABALHADORA, COMPETENTE E HONESTA É PREFERÍVEL QUE SE MUDE PARA OUTRA LEGENDA A FIM DE QUE POSSA MOSTRAR O SEU TRABALHO E NÃO FICAR ISOLADO NESTE PARTIDO QUE SÓ NOS ENVERGONHA! UM ABRAÇO !

    ResponderExcluir
  2. A matéria do caro Cristiano é, sem dúvida, muito oportuna, parabéns. No entanto, gostaria de saber se tem como este digníssimo Blog informar a população de Quixadá o seguinte: Quanto está ganhando ex-prefeito Ilário como procurador do município? Quantas horas ele trabaha por dia na procuradoria? E quais os dias em que ele vai trabalhar lá? O que ele faz lá?

    Outra informação importante seria a seguinte: Quanto ganha a presidenta da Câmara municipal de Quixadá? Quantas horas ela trabalha por semana na Câmara? Quanto ganha a sua assessora especial, Claudia Viriato, conhecida como "a mulher da manção"? Quantos dias ela trabalha na Câmara? Aquele palio zero que a presidenta da Câmara anda é dela ou é da Câmara? Se for da Câmara, porque não é caracterizado?

    O povo precisa saber dessas informações porque o dinheiro público vem do próprio povo, nós quem sustentamos os serviços públicos e, portanto, temos o direito da transparência com o nosso dinheiro.Nesse ponto, este Blog estaria prestando um grande serviço a nossa cidade e à democracia.

    ResponderExcluir
  3. Tanto o Cristiano Góes quanto este Blog estão de parabéns porque estão levando ao conhecimnto da população de Quixadá, as coisas erradas e as graves irregularidades que vem acontecendo com o dinheiro público. Mas é preciso dá mais publicidade a estas coisas erradas, porque além da Internet, esses fatos devem ser divulgados na imprensa, para os vereadores da oposição, para o TCM, para o Ministério Público e até mesmo através de panfletagem, o que atingiria melhor o nosso povo. Pois é um tremendo absurdo vê pessoas agarradas ao poder a exatos 16 anos, como se aqui fosse a Cuba, apresentando patrimônios totalmente incompatíveis com os seus ganhos. O que está acontecendo em Quixadá é um verdadeiro desestímulo ao cidadão de bem que trabalha o mês todo para ganhar apenas um mísero salário no final do mês. Será que é só em Quixadá que a seguinte frase não vale: O SOL NASCE PARA TODOS. Mas o que ainda nos conforta é saber que uma coisa é certa: Deus está acima de qualquer ditador, de qualquer corrupto e de qualquer perseguidor ardiloso. Com certeza, nesse momento, a maioria absoluta dos quixadaenses conscientes estão torcendo e confiando que este Blog continue assim e dando mais divulgação as coisas erradas. TODOS PELA MUDANÇA JÁ!

    ResponderExcluir
  4. Realmente, o cidadão que derrama o seu suor para pagar os seus impostos em dia e vê pessoas que estão no poder a quase duas décadas sem fazer praticamente nada por Quixadá, e ainda, colecionando carrões novos, fazendas, apartamentos luxuosos na capital, fazendo churrascos caríssimos semanalmente, é de desencorajar qualquer um a estudar ou a trabalhar. Acho que os nomes dessas pessoas devem ser divulgadas sim. Deve ser divulgado quanto ganham, as diárias que recebem, se andam em veículos comprados com o nosso dinheiro, se utilizam celular pagos com o dinheiro da prefeitura, entre outras mordomias que existem. Tem que se investigar também a declaração de bens de todos eles que estão mamando bem como de seus cônjuges, filhos e demais parentes. NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NÃO DEVE HAVER SEGREDO ALGUM, MUITO MENOS BENEFICIADOS.

    ResponderExcluir
  5. Fico triste em ver um sistema de comunicação que se diz ter credibilidade ficar copiando e colando imagens de outros blogs, eu criei essa imagem "quixadá noticia", pois acredito na gestão do prefeito Rômulo. Fique certo que irei fazer minha parte e denunciar esse blog.

    ResponderExcluir
  6. GRANDE MERDA NOTÍCIAS QUIXADÁ, MANDA VER EVERARDINHO NESSES CANALHAS!

    ResponderExcluir
  7. o sujeito ai do noticias de quixadá parece estar com as lamparinas apagadas. daqui a pouco ele vai dizer que chocou a galinha que há anos está choca.um detalhe:o gênio se refere a logomarca estampada, ilustrando a matéria..

    ResponderExcluir
  8. Ora, mais é muito engraçado mesmo. Querer denunciar este Blog é querer calar a imprensa e a voz do povo. Isso é no mínimo violar a liberdade de expressão prevista em nossa Constituição. Agora, se tem alguém tão preocupado em denunciar as coisas erradas, porque não denuncia quem se utiliza do poder para ficar rico, para ganhar eleição e para perseguir as pessoas? Xô Ditadura!

    ResponderExcluir
  9. As palavras de Cristiano são sábias e é mais uma demonstração de que ele seria a melhor opção para o nosso município.

    ResponderExcluir
  10. É VERDADE,CRISTIANO SERIA MESMO O MELHOR PRA QUIXADÁ,SÓ QUE, COM UM DETALHE, FICANDO LONGE DESSE MALDITO MAFIOSO ILÁRIO MARQUES, POIS QUEM ESTÁ COM ESSE BANDIDO SÓ SERVE PARA SAQUEAR OS COFRES PÚBLICOS.

    ResponderExcluir