Estamos em novo endereço:
www.monolitospost.com

sábado, 23 de janeiro de 2010

CÂMARA DE IBARETAMA: AGRESSÕES MÚTUAS CONSTANTES

A Câmara Municipal corresponde ao Poder Legislativo, ou seja, cabe aos seus componentes a elaboração de leis que são da competência do Município (sistema tributário, serviços públicos, isenções e anistias fiscais, por exemplo).

Os vereadores são importantes, também, porque lhes cabem fiscalizar a atuação do prefeito e os gastos da prefeitura. São eles quem deve zelar pelo bom desempenho do Executivo e exigir a prestação de contas dos gastos públicos.

Uma função importante dos vereadores, porém desconhecida por boa parte da população, é a de funcionar como uma ponte entre os cidadãos e o prefeito, por meio de um recurso chamado indicação.

Tal recurso consiste em um documento que o vereador envia a prefeitura ou outro órgão municipal solicitando um pedido apresentado por um eleitor. Os pedidos podem variar desde a poda de uma árvore até a reforma de uma escola. Como não funcionam como uma lei, as indicações não exigem que o vereador faça nenhuma consulta em plenário para apresentá-las ao prefeito.

Cabe ao prefeito ou secretário atender ou não à solicitação, sem que para isso precisasse ter sido apresentado algum projeto do vereador.

Lamentavelmente a câmara municipal de Ibaretama, cidade localizada na região do sertão central do estado do ceará vem constantemente desvirtuando da sua verdadeira função.

As últimas sessões se transformaram em verdadeiras trocas de acusações pessoais que com certeza não edifica e muito menos engrandece o município, tão carente.

Na primeira sessão do ano em curso, realizada no dia 22 de janeiro, sexta feira, o que se viu foi uma enxurrada de denuncias. Troca de farpas, agressões verbais, num total desrespeito ao cidadão que comparece com a finalidade de acompanhar projetos importantes que impulsionem para o desenvolvimento.

Diante do que verificamos in-loco, gostaríamos de sugerir aos senhores edis envolvidos nos debates acalorados e de agressões verbais, que busquem o diálogo, o entendimento.

No vídeo que pode ser visto aqui mesmo no Monólitos POST, acessando a TV Monólitos, na nossa página principal, vocês vizualizarão imagens exclusivas deste clima tenso que reina em na câmara de ibaretama.

Acredito que pessoas que são eleitas para representar seu povo têm a obrigação de dar bons exemplos. Que Deus proteja e ilumine a todos.

Ai está o link onde pode ser visto a reportagem da TV Monólitos:


9 comentários:

  1. uma verdadeira falta de respeito com a população,eles deveriam brigar para melhorar o salario do professor que é uma vergonha um professor com 8 hs e nivel superior ganhar 622,00 o salario base.ou ainda precionar a prefeitura para que pague o mes de dezembro de 2008...

    ResponderExcluir
  2. é vergonhoso assistir uma sessão da camara de ibaretama, eles só se ofendem o tempo todo, e nada é feito pelo povo.

    ResponderExcluir
  3. ao assistir atentamente ao video da sessão baixa da camara de ibaretama, tive a infelicidade de constatar e de agora ter a certeza de que, quem elege o presidente da câmara não são os vereadores e sim o prefeito.
    diz que cada povo tem a camara que merece. ô povo sem sorte esse de ibaretama..

    ResponderExcluir
  4. O INTERESSANTE DE TUDO ISSO É O SEGUINTE: o motivo de toda essa briga foi uma denuncia de abuso de diárias por parte do presidente da Câmara.

    Acontece que na Câmara de Quixadá o Sistema Monólitos também já denunciou esse abuso. Só que lá em Ibaretama os vereadores tiveram a coragem de denunciar publicamente esse abuso.

    Agora fica uma pergunta: por que em Quixadá tudo tem acabar em PIZZA? Por que será que lá em Ibaretama abuso de diárias por parte do Presidente da Câmara é feio e motivo de alarde na imprensa, mas em Quixadá não é?

    ResponderExcluir
  5. CARO BLOGUEIRO, A SUA PERGUNTA NÃO É DIFICIL DE SER RESPONDIDA, TODOS EM QUIXADÁ SABEM QUE DIÁRIA DE VEREADOR´É COMPLEMENTO SALARIAL, TODOS RECEBEM O CALA BOCA TODOS OS MESES, UNS SE ENTUSIASMAM TANTO QUE FALTANDO MAIS DE ANO PARA ELEIÇÃO DE PRESIDENTE JÁ DECLARARAM NAS EMISSORAS DE RÁDIO QUE APOIARÃO A REELEIÇÃO DA ATUAL PRESIDENTE POR SEUS "INESTIMÁVEIS" SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE, VÊ-SE QUE ELA TRABALHA PELOS MAIS CARENTES, NÉ? O OUTRO VEREADOR DE OPOSIÇÃO, O ASTRO CÍ DO MICROFONE, SÓ FAZ OPOSIÇÃO QUANDO DISCURSA, DEPOIS DISSO ESQUECE O QUE DIZ. O VEREADOR CÉSAR AUGUSTO AINDA NÃO ASSUMIU, MAS SABE RECEBER GORDAS DIÁRIAS. OS DEMAIS, APOSTO QUE ESTÃO NA MESMA FAIXA DE APROVAÇÃO DA PRESIDENTE. SERÁ POSSÍVEL QUE O SENHOR PUBLICAR O QUANTO RECEBEU DE DIÁRIA CADA ESFORÇADO VEREADOR DE QUIXADÁ? SE POSSÍVEL INFORMANDO O DESLOCAMENTO DE CADA "AUTORIDADE", QUANTO AOS MOTIVOS DAS VIAGENS, DEIXA PRÁ LÁ.

    ResponderExcluir
  6. caro colega temos não só a camara que merecemos mais também um prefeito que não se emporta com os funcionarios e todos os ibaretamenses...

    ResponderExcluir
  7. em ibaretama o que importa para os vereadores e para o prefeito são os seus salarios e o povo que se dane....isso sim acaba em briga ou tapas,,,,,

    ResponderExcluir
  8. se o presidente da camara desviou o dinheiro ou roubou,cadê a prova?é um orgão tão pequeno que dar pra saber logo e trabalhar em cima disso,ou é uma briga pessoal que quer resolver defamando o presidente,qualquer vereador tem acesso a papeladas da camara porque não pega a prova e processa o presidente,particulamente eu acho que essas brigas envolve mais a politica do que a preocupação com o dinheiro publico,e pelo jeito se tivesse provas já teriam afastado o presidente da camara.

    ResponderExcluir
  9. na verdade eu acho que todos tem um rabinho preso ou como o presidente falou q existe uma caixa preta q compromete, por isso eles so ficam no blá blá,,,,,e nao ejem.

    ResponderExcluir