Estamos em novo endereço:
www.monolitospost.com

sábado, 10 de setembro de 2011

BROGODÓ É AQUI???


Estamos há poucos dias para o término da novela das 18 horas da Rede Globo, Cordel Encantado, fazia muito tempo que a emissora não tinha uma audiência tão boa no horário.

A história passa numa fictícia cidade do sertão nordestino chamada Brogodó, onde por lá vivem reis, policiais, jagunços e políticos. Contudo se observarmos com bastante cuidado podemos visualizar uma grande semelhança com últimos acontecimentos no município de Quixadá, principal cidade do sertão central cearense.

Por lá um coronelzinho, Timóteo Cabral, se autoproclamou rei e seu “reinado” é marcado pelo terror, o medo, a perseguição, e sua fixação pela linda mocinha do folheto.

O prefeito Patácio não passa de um boboca, onde obedece as ordens do temido Rei, e sua única obra durante toda a duração do folhetim é a tentativa, até agora frustrada, de inaugurar um gerador.

Timóteo Cabral persegue seus “inimigos” tentando aniquilar todos, com o único intuito de conquistar riqueza, poder e a cobiçada donzela.

E o que encontraríamos em comum entre Brogodó e Quixadá?

No final do ano de 2.008 acabou o “reinado” do ex-prefeito Ilário Marques, reinado que depois foi alvo de possíveis escândalos de corrupção, veio a tona obras inacabadas, hospital com 13 colunas que consumiu meio milhão de reais, gaiolas de peixes compradas e não entregues, caminhões clonados, entre outras coisas.

Tentando manter-se no poder o ex-prefeito colocou em seu lugar um prefeito onde durante muito tempo recebeu, de cabeça baixa, suas ordens. Todos os assessores diretos do prefeito Rômulo Carneiro foram nomeados pelo ex-prefeito, restou para si apenas sua irmã na secretaria de saúde.

A prefeitura do município de Quixadá tornou-se a bela donzela que não poderia, de maneira alguma, deixar de ser conquistada pelo rei tirano.

O prefeito atual, engessado pelos assessores do rei, pouco ou nada fez para Quixadá prosperar, hoje o que presenciamos é uma completa falência dos serviços públicos. O Gestor, até hoje, pouco anda no município e falta quase tudo em todas as áreas de sua administração.

Há poucos dias nem mesmo o combustível tinha para se colocar nas viaturas do DMT e nas ambulâncias pra levar os pacientes pra a capital.

Tanto o “Rei” como o Prefeito fizeram pouco caso da população e descaradamente falavam que existia um acordo entre eles para que os dois primeiros anos de administração seriam comandados pelo “Rei”.

Assim como em Brogodó o “Rei” foi auto proclamado “Prefeito” de Quixadá.

Tanto a novela como a vida real mostra-nos que os homens não podem ter muito contato com o poder, muitos deles se transformam em pequenos Timóteo Cabral, onde perseguem seus adversários, tentam criar suas próprias leis, transformam o serviço público em verdadeiro balcão de negócios e desprezam o povo que o elegeu.

13 comentários:

  1. GENTE QUE BELO TEXTO LITERARIO. MUITO BEM MESMO

    ResponderExcluir
  2. Para deputado federal tivemos a honra de dizer NÃO ao FICHA SUJA. Agora para prefeito vamos repetir a dose: diga não ao FICHA SUJA perseguidor!

    ResponderExcluir
  3. Vejamos um pouco dos últimos acontecimentos do "ex-ilário":
    1)tentou a reeleição de presidente do PT, mas não deixaram nem ele concorrer mais;
    2)tentou a eleição de deputado federal, mas foi derrotado, não ficando nem nas primeiras suplências, uma vergonha, perdeu até para o Osmar no geral;
    3)tentou de todas as formas reeleger a edi como presidente da câmara, mas viu a maior derrota que um candidato a presidente já levou na história de quixadá, só o voto dela, uma verdadeira lapada;
    4)tentou mandar na atual gestão de quixadá, mas "ATÉ O RÔMULO" teve moral pra mandar ele para escanteio.

    É... parece que as coisas não são mais como antes não, meus amigos. E A PROCAP VEM AÍ!

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkk, realmente brogoto e no Quixada, o Ilario realmente parece o temoteo cabral..

    ResponderExcluir
  5. Muito boa essa comparação realmente estamos vivendo em Quixadá uma verdadeira Brogodó.

    ResponderExcluir
  6. só tenho isso pra dizer rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

    Quixadá realmente da uma novela dessa

    ResponderExcluir
  7. vcs estão comparando o ilario e o romulo ao timoteo e o patácio, rapaz acho q parecem demais. eles estão acabando com quixadá mesmo.

    ResponderExcluir
  8. E kd os dep de fora q vc´s votaram seus bestas! E agora fica dizendo q o Ilário é isso ou aquilo. Vc´s tão é c inveja dele pq ele é homem e politico de verdade e não igual ao Osmar, Domingos Neto, Guimar~eas eoutros q foram votados aqui e nunca pisaram e ainda foram contra o Hospital regional p Quixadá! Agora vc´s vão ter q engolir o Ilário prefeito denovo seus bestas! E q venha os adiversários fuleragem e sem prestigio eleitoral!

    ResponderExcluir
  9. Juntando: Osmar, Rômulo, Gimar~es do cuecão, Domingos Neto e Filho, Cirilo e outros ai , não chega nem aos pés do Ilario politico com principios e destaque nacional q criou o PSF q hj é modelo mundial seus bestas!

    ResponderExcluir
  10. Engraçado q esse Blog Só fala mal do Ilário.
    Vcs fazem de tudo pra derruba-lo, mas como sempre não conseguem. Nunca conseguiram... Em 2012 Bote quem quizer para concorrer com Ilário. Afinal de contas ele Derruba qualquer um... Como em todas as eleições para prefeito q ele concorreu aqui!
    É muita pêaaaa! Ilário, volta logo q a oposição também tah sentindo a tua falta... Bora Eterno Prefeitão de Quixadá!

    ResponderExcluir
  11. EM 2012 diga não não ao FICHA SUJA PERSEGUIDOR!!!

    ResponderExcluir
  12. Vocês já viram texto "não literário"?

    ResponderExcluir