Estamos em novo endereço:
www.monolitospost.com

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

QUEREM ACABAR COM AS FESTAS POPULARES NA PRAÇA EM QUIXADÁ???


A Sessão Ordinária da Câmara dos Vereadores recebeu nesta Sexta Feira, dia 25, os representantes das agremiações carnavalescas da cidade, a discussão era em torno de um acordo feito entre as secretaria de Cultura e Eventos e o Ministério, e que foi capitaneado pela defensoria pública.

O mela mela, que fazia parte da cultura carnavalesca do município, foi simplesmente extinto, numa tentativa da defensoria pública de preservar meia dúzia de moradores do entorno da praça José de Barros.

E tem pior o defensor público, Júlio César, quer acabar com os eventos no município, segundo o defensor a praça José de Barros não seria o local pra realizar esses eventos populares.

A população de Quixadá conquistou, com muito sacrifício, que os eventos fossem realizados para o povo, e agora estão querendo acabar com essa conquista da população.

O representante do bloco Camaleão Sr. Fabiano pede maior atenção do poder público municipal em relação aos eventos populares e tradicionais da nossa cidade, deve ser criada uma lei municipal para dar força a esses movimentos culturais e que discussões devem ser tratadas com antecedência, acha que o carnaval de Quixadá vem perdendo simpatizantes a cada ano.

Já o representante do bloco Bixo Papão, falou que estão castrando as festas populares e culturais de Quixadá, não existe carnaval com as características do nosso, Walker fala que há três anos os representantes das agremiações buscam uma audiência com o prefeito e nunca foram atendidos, finaliza pedindo solidariedade aos vereadores, ainda disse que os eventos culturais são importantes para a região e devem ser vistos com mais atenção.

O vereador Pedro Baquit (PSDB), incentivou os carnavalescos presentes na Sessão a buscarem soluções imediatas para os problemas, disse ainda que os blocos de rua são responsáveis pela tradição do carnaval de Quixadá e os mesmos possuem uma grande força social, por se tratar de agremiações com grande número de participantes, colocou se a disposição para qualquer questionamento.

Já o vereador Cí (PSDB), após ter lido trechos do (Acórdão), termo usado pelo vereador em relação ao convênio feito entre a Prefeitura e o Ministério Público, falou que pouca coisa poderia ser feito pelo carnaval e pelos blocos esse ano, já que esse convênio teria sido assinado pelo Secretário de Cultura do município e por todos que ali estiveram presentes, acha que é hora das responsabilidades, o prefeito Rômulo Carneiro deve se impor e ser mais participativo nas questões de ardem do seu município.

Em seu pronunciamento o vereador César Augusto (PSDB), parabenizou os representantes dos blocos de Quixadá, acha que as discussões estão muito atrasadas e que existe um clima ruim em relação ao carnaval de 2011, para ele um dos mais importantes do sertão central, o vereador acredita que o secretário Carlinhos não entrega as obras na cidade até o carnaval.

É muito importante que o vereadores se mobilizem, junto com os blocos e com a população, e não deixem que o defensor público acabe com os eventos públicos no município.

Então vamos comentar.... Você acha que o defensor público está certo em querer acabar com as festas na praça José de Barros??? Comentem...

14 comentários:

  1. Acho que essa reportagem carece de seriedade e conhecimento de causa. Primeiro ninguém quer acabar o carnaval de Quixadá, ele em muito já está em decadência havia anos pela falta de investimentos da Prefeitura Municipal. Segundo o exagero de controle do evento na Praça José de Barros foi uma estratégia vil e maquiavélica de uma senhora desamada e frustrada filha do Julhinho da Ibicuitinga (que por ora não sei o nome, quanto ao mela-lmela e os carros de som foram infelizes as pessoas que asinaram tal documento porque ao redor da praça não residem 3 mil pessoas, e porque então o povo agora deve se deslocar para lugares esmos e sombrios rechaçados ao relento e a insegurança pública. E por último, e não menos importante, é que o não é objetivo da defensoria ou do defensor acabar com o carnaval, fora feito um acordo, quanto a mudar o carnaval da Praça josé de Barros jamais devamoos permitir porque tanto ele quanto o São João são frutos da iniciativa popular. Porém nossos inertes e incompetentes políticos nada fazem, a não ser calar perante as necessidades do povo, porque tanto de um lado como de outro são farinha do mesmo saco, são cobras e demônios, vampiros que sugam deseperadamente o seio do patrimônio público, elite corruptora e corruptível de Quixadá. Que o povo se manifeste contra o descaso, mas que a lei seja respeitada.

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo, Acreditamos que a matéria não carece de sinceridade, é tanto que o título dela é o seguinte questionamento: Querem acabar com as festas populares na PRAÇA de Quixadá.
    Portanto mostramos que estamos falando da praça, contudo ficamos preocupado a vontade do defensor é de tirar as festas da praça, e vão pra onde, será se não irão acabar com esse patrimônio imaterial da população? Será que essa não seria uma desculpa, sem nexo, de acabar com as festas populares?

    ResponderExcluir
  3. rsrsr... Era só oq faltava!!! A justiça deveria punir os traficantes, ladrões e assacinos q vão presos e em 2 ou 3 dias soltam!!!! Cambada de inrresponsavel essa justiça nossa!!!O carnaval é tradição de todo o paíz e não vai ser em Quixadá diferente vou colocar meu som na praça e doa a quem doer.

    ResponderExcluir
  4. Vejam senhores quixadaenses a mentalidade e a irresponsabilidade dos nossos vereadores, o municipio passa por uma fase de pior ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, ruas esburacadas, hospital municipal se a menor condição de funcionamento, educação acabada crianças sem meremda escolar, serviço de transito dos piores do Brasil, (igual da INDIA)Seria de respnsabilidade dos vereadores estarem a favor da população, defendendo e criando soluções para tantos problemas, mas não estão preoculpados com CARNAVAL.
    Vereadodres vão a justiça pedir punição primeiro para as irresponsabelidaes de voces depois, que não cumprem o seu papel de represemtante do povo.A justiça não esta acabando com o carnaval, e sim moralizando a nossa maior festa popular, que ha muito tempo vem sendo meios de trambiques polos seus promotores. carnaval da preça vai sim ser com mais ordem.
    POVO DE QUIXADA VAMOS MUDAR PREFEITO E VEREADORES QUE NÃO TEM RESPONSABILIDADE COM O MANDATO.

    ResponderExcluir
  5. O Dr. Júlio Cesar está certíssimo! Está apenas cumprindo a lei. E ele não está querendo acabar nada, só quer que estes eventos sejam realizados em locais adequados. E em muitas cidades que são administradas por pessoas responsáveis já têm seus Parques de Eventos. Más tem gente que parece que só tem "titica de galinha" na cabeça e tenta enganar o povo. Certo está tambem o Carlinhos que fez o acordão com o Promotor e Defensor e entendeu o sofrimento das pessoas que moram nas proximidades (e não são só meia dúzia)Tem pessoas idosas, doentes e que precisam de sossego. Tem que transferir mesmo! E quem não está gostando (porque tem interesses financeiros) então faz o Carnaval em suas casas, ORA! Dr. Júlio, o senhor está de parabéns. Não tenha medo desta MEIA DÚZIA de aproveitadores irresponsáveis que só pensam em ganhar dinheiro com estas festas. Quixadá precisa de gente de moral e que cumpram as leis.

    ResponderExcluir
  6. Essa história parece mal contada, não há interesses de meia dúzia de contrariados como quer fazer crer o anônimo acima, ora se o evento é promovido pela PREFEITURA não vamos terceirizar a responsabilidade, o problema não é das bandas ou de seus interessados o que se tem por trás de tudo isso é o interesse político de quem quer APARECER , tem gente que oferece os seus serviços em PRAÇA PÚBLICA e até nos DISTRITOS utilizando como pano de fundo o interesse público, quando na verdade o interesse é privado, é próprio, uma feita que deseja, segundo comentários, ser candidato em Quixadá.Nisso os vereadores, ou alguns deles, são culpados pois alimentaram essa tola pretensão.Agora, se a prefeitura que é a responsável pelo CARNAVAL (PROMOÇÃO) quer mudar o local dos eventos deve assumir e pronto, pois a DEFENSORIA NÃO É A JUSTIÇA, ELA PODE ATÉ PARTICIPAR DE UM ACORDO, PORÉM COMO PARTE E NÃO QUE TENHA PODER DE DECISÃO, vamos com calma candidatos........

    ResponderExcluir
  7. No meu humilde ponto de vista esse defensor público está atrás de holofotes.
    Ele deveria saber que embora incomode meia dúzia de moradores, um evento grande gera de empregos, de renda para milhares de pessoas, vamos ver então:
    diretamente emprega seguranças, barraqueiros, mototaxti.
    Os turistas vem pros restaurantes, supermercados, hoteis.
    As pessoas de quixadá compram roupas, vão aso cabeleileiros.
    Tem toda uma cadeia produtiva de emprego e renda ao redor de um evento.
    A praça é o local ideal, são realizados uns 3 ou 4 eventos por ano, isso não incomoda muito, o que incomoda muito mais é o desemprego e a falta de renda de nossa população que ver num eventos desse uma maneira de ter uma renda para sustentar sua família e alimentar seus filhos.

    ResponderExcluir
  8. E a filha do Julhinho tá se valendo da DEFENSORIA, eu pensava que a defensoria fosse para defender aqueles que não podem custear despesas com advogados, mas se está também atendendo os ricos tá na verdade fazendo política.

    ResponderExcluir
  9. Em qualquer lugar sempre haverá quem seja incomodado afinal estamos falando de carnaval, porém o centro comercial é o local onde menos pessoas seriam atingidas pela poluição sonora, não é mesmo? Até o barulho que os CAMBISTAS FAZEM QUANDO VÃO ENCERRAR O JOGO DO BICHO NO BAIRRO BAVIERA INCOMODA OS VIZINHOS, VOU SABER SE A DEFENSORIA VAI AJUDAR AQUELA HUMILDE POPULAÇÃO...

    ResponderExcluir
  10. já sei, vamos fazer o carnaval no Choró ou Ibicuitinga, tá bom?

    ResponderExcluir
  11. Esse anônimo aí de cima é um tremendo voador, não tem noção do que fala. Os poucos empregos gerados por estas festas só causam sofrimento aos pobres barraqueiros, que na maioria das vezes têm prejuízo, pois a Prefeitura cobra taxas absurdas, e, muitas vezes, não apuram nem para cobrir essas taxas. Os seguranças ganham uma miséria por noite e passam vários meses para receber. As bandas que vêm por CEM assinam contrato de QUINHENTOS e os QUATROCENTOS vão engordar o saldo das contas bancárias de Prefeito, Secretários e Agenciadores. Estes são os maiores interessados, pois faturam alto. Dr Júlio, se mantenha firme, e ao invés de só tirar esses eventos da PRAÇA , ACABE de uma vêz com eles, assim vai por fim a tanta roubalheira, tanta safadeza. Isso sem falar nas dezenas de jovens que perderam suas vidas, em plena praça pública, durante esses eventos.

    ResponderExcluir
  12. Em todas as cidade com administração séria, construiu um local adequado para as festividades, a praça José de Barros, já não comporta nem permite segurança para esse tipo de evento. quanto ao mela mela, os donos de estabelicimentos e residências, tem razão, pois lembro-me bem dos dias, semanas após o carnaval, quem passa ali naquela area, é insuportavel o mau cheiro de massa podre, que fica por dias, mesmo limpando não larga, e além disso, ao lado do colégio das irmãs e BNB, a impregnação pelo cheiro de urina, não dá nem tempo de sair o fedor, pois é uma festa atrás de outra. AGORA QUE EXISTEM INTERESSES PARA QUE A FESTA NÃO SAIA DA PRAÇA, COM CERTEZA, posso dizer que não é coletivo. pois festa, independe de local.

    ResponderExcluir
  13. Quixadá, por ter uma tradição em eventos como o Carnaval e o São João, merece ter um lugar onde possam ser realizados com segurança e conforto para TODA a população. Alguns podem até achar injusto o evento não ser na praça, no entanto, vamos nos colocar no lugar das pessoas que moram nos seus arredores. Eles também pagam impostos e têm direito ao sossego. Se observarmos bem, nenhuma praça de Quixadá oferece infra-estrutura para a realização de um evento grande com segurança. Não só de um espaço apropriado, a cidade deve oferecer um suporte de atendimento de saúde para os foliões. caso aconteça algum acidente onde as pessoas serão atendidas? Mas isso é assunto para uma outra discussão. Indepenedente de ser interesse de uns ou de outros que o carnaval seja realizado na praça ou não, Quixadá é uma cidade que merece ser bem tratada pelos seus administradores e isso, infelizmente, não vem acontecendo há muito tempo.

    ResponderExcluir