Estamos em novo endereço:
www.monolitospost.com

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

MINISTÉRIO PÚBLICO DIZ QUE HOSPITAL DE QUIXADÁ É ARCAICO


O Ministério Público do Estado do Ceará, através da promotora de Justiça de Defesa da Saúde Pública Isabel Pôrto, em parceria com a Comissão de Direito à Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil – secção Ceará (OAB) apresentou, hoje (09), o relatório final das visitações aos hospitais públicos de nível secundário e terciário, da Rede Municipal, Estadual e Federal.

Tais visitas tiveram como objeto a definição do retrato do perfil da saúde pública cearense, tendo como parâmetros os seguintes aspectos: estrutura hospitalar; atendimento à comunidade; e recursos humanos disponíveis.

A averiguação iniciou em maio de 2010, por iniciativa da Comissão de Direito à Saúde da OAB-CE e do MP, tendo como parceiros: o Conselho Regional de Medicina, o Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, o Conselho Estadual de Saúde, o Conselho Municipal de Saúde, a Defensoria Pública do Estado do Ceará, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, a Associação Médica Cearense e o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço da Saúde de Fortaleza.

Foram visitados 21 hospitais da Rede Pública Municipal, Estadual e da União, dos níveis secundário e terciário, sendo 14 hospitais localizados no Município de Fortaleza e sete localizados no interior do estado, nas cidades de Quixadá, Iguatu, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Caucaia, Maracanaú e Sobral, além da visitação a dois hospitais, ainda em construção, localizados nas cidades de Sobral e Juazeiro do Norte.

Entre os hospitais visitados no interior do Estado, o Hospital Municipal Dr. Eudásio Barroso, localizado no município de Quixadá, apresenta uma distorção acentuada dos demais hospitais visitados no interior do Estado, tanto no que diz respeito à estrutura física, que é pouco dimensionada, arcaica e em mau estado de conservação, como também é mau aparelhado, precário no que diz respeito ao quantitativo de profissionais médicos e não médicos, que é muito aquém da necessidade da demanda.

Ressaltamos que desde o ano de 2.004, na época da gestão do ex-prefeito Ilário Marques, que a população do município espera uma obra de expansão do Hospital Eudásio Barroso, a prefeitura já gastou quase 500 mil reais e o que se observa é uma casa de saúde em completo estado de abandono.

Seria muito interessante perguntar...Para onde foram os 500 mil reais gastos no Eudásio Barroso???

3 comentários:

  1. Não se pode fechar o hospital assim como se pode fechar o matadouro, nesse caso só tem uma saida, que o mp bote o prefeito pra pescar, e tome as rédias dessa pociuga.

    ResponderExcluir
  2. Pense num prefeito fraco, aliás fraco é pouco, esse é fraquissimo.
    ai vem o pior o cara é médico e deixa o hospital de quixadá se acabar, vai trabalhar dr rômulo, aliás aparece dr rômulo.

    ResponderExcluir
  3. Vejam bem eu votei no dr romulo, não gostava muito do ilário marques, mas mesmo assim votei no dr romulo, acreditando que poderia melhorar alguma coisa.

    Se arrepedimento matasse eu ja estava morto com os ossos branquinho, pois o romulo como pessoa é uma pessoa boa, mas como prefeito é zero a esquerda, o ilario acabou com ele, e depois vai jogar fora.

    Por isso meu amigo dr rômulo enquanto ainda dar tempo tente ao menos sair dessa hitória toda como homem, e assuma a prefeitura e coloque pra te ajudar quem voce acha que é competente.

    ResponderExcluir