Estamos em novo endereço:
www.monolitospost.com

segunda-feira, 23 de maio de 2011

VEREADOR PEDIRÁ PRISÃO DE EX-PREFEITO POR ROMBO MILIONÁRIO EM QUIXADÁ

A câmara dos vereadores de Quixadá aprovou, na última sexta, dia 20, um projeto que parcela um débito perante ao Instituto de Previdência do Município, cujo valor é uma soma milionária, e em sua maioria vem da administração do ex-prefeito Ilário Marques.

Segundo o projeto do Prefeito Rômulo Carneiro o débito da prefeitura com o IPMQ é de R$ 2.710.762,42 (dois milhões, setecentos dez mil, setecentos e sessenta e dois reais e quarenta e dois centavos).

O prejuízo causado pelo ex-prefeito aos cofres públicos está sendo enorme, apenas de correção monetária e juros a prefeitura vai pagar R$ 511.864,28 (quinhentos e onze mil, oitocentos e sessenta e quatro reais e vinte e oito centavos).

Vale ressaltar que toda essa dinheirama estava sendo descontada dos funcionários públicos, porém o dinheiro não era repassado para o IPMQ, ele estava sendo desviado para outra finalidade.

Os vereadores de oposição resolveram aprovar o projeto tendo em vista que caso o mesmo fosse desaprovado inviabilizaria toda a máquina administrativa, o que poderia causar um verdadeiro caos administrativo, parando todos os serviços prestados a população.

O vereador Ci relatou que está encaminhando um ofício ao ministério público onde pede que o ex-prefeito Ilário Marques devolva os valores pagos a mais por conta de juros e correção monetária, bem como seja processado criminalmente por apropriação indébita, e, caso necessário, poderá inclusive ser preso por desviar recurso do funcionários municipais.

Assista a matéria da TV Monólitos:



quarta-feira, 18 de maio de 2011

RÔMULO CARNEIRO CRITICA POSTURA DE ILÁRIO MARQUES

O prefeito de Quixadá, Rômulo Carneiro, concedeu hoje, dia 18, uma entrevista exclusiva para o programa Jornal Liderança, apresentado pelo radialista Herley Nunes.

Durante mais de uma hora o prefeito fez uma mea culpa sobre alguns problemas que enfrentou nos primeiros anos de sua administração. Ele ressaltou a sua falta de experiência, contudo frisou que pegou a prefeitura com muitos problemas.

Ele abordou vários assuntos desde a interdição do matadouro até os problemas políticos que está enfrentando.

Porém quando foi perguntado sobre a desculpa utilizada pelo ex-prefeito Ilário Marques, até pouco tempo seu aliado, sobre o fato de ter ficado de braços cruzados em relação a escolha de Quixadá para sediar o Hospital Regional por não ter sido convidado pelo prefeito, Rômulo teceu duras críticas ao companheiro de partido.

O prefeito disse que “essa seria uma desculpa esfarrapada, pois várias entidades e pessoas participaram ativamente e nunca foram convidadas formalmente”.

Assista a trechos de sua entrevista na Rádio Liderança:




segunda-feira, 16 de maio de 2011

EX-PREFEITO DE QUIXADÁ É BARRADO EM EMISSORA DE RÁDIO


A população de Quixadá não anda nada satisfeita com a postura adotada por seus representantes políticos. A insatisfação está levando inclusive a barrá-los nos meios de comunicação locais.

O ex-prefeito e ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) teve esse dissabor neste fim de semana. Ele foi proibido de entrar na Digital FM, uma rádio comunitária da cidade, situada no Campo Novo.

Segundo representantes da emissora, o motivo da visita seria para promoção pessoal. Em protesto Ilário Marques fez um minicomício na porta da emissora.

Segundo o radialista Herley Nunes a mesma postura foi adotada pelo Sistema Monólitos de Comunicação, integrado pela Monólitos AM, Rádio Liderança FM e o portal eletrônico do grupo.

A decisão para o bloqueio partiu da justificativa de Ilário Marques acerca do Hospital Regional do Governo do Estado. Ele se pronunciou nos meios de comunicação alegando não ter sido convidado para se engajar na luta pelo empreendimento para sua terra natal.

Houve tentativa de contato com Ilário Marques, todavia, até o encerramento desta postagem o celular não atendia. Não descarta-se a possibilidade de problemas na operadora TIM.

As reclamações são muitas. Além do posicionamento dele acerca do episódio vexatório pretendia-se confirmar se o objetivo da visita seria o lançamento de um livro, sua autobiografia. A noite de autógrafos deveria ocorrer no restaurante Sabores do Sertão, no Centro de Quixadá. O lançamento foi adiado.

Por ironia, dias antes, no mesmo espaço se reuniram vários segmentos da sociedade local. Eram organizadores, participantes e simpatizantes do movimento “Unidos por Quixadá”. Os encontros estão ocorrendo desde março, e a cada dia o movimento se fortalece. Foi criado com o objetivo de discutir os problemas da cidade e formar uma nova corrente política, realmente compromissada com as obrigações públicas, dentre elas a limpeza, a recuperação das ruas e avenidas e a preservação de seus parques.

Agora vamos comentar, com certeza o ex-prefeito fez por onde ser barrado, segundo alguns de seus correligionários ele estava torcendo para que o hospital não ficasse em Quixadá, isso para poder voltar como "Salvador da Pátria", e você o que acha disso???

quarta-feira, 11 de maio de 2011

UM MINUTO DE SILÊNCIO PARA OS POLÍTICOS DE QUIXADÁ

Esse foi mais um comentário do colunista Fábio Oliveira onde resume o sentimento dos quixadaenses em relação as pessoas que lhe representam, e servirá para que possamos refletir sobre como está a política em nossa cidade:

Perdemos o Hospital Regional do Sertão Central, isso já faz parte de uma realidade que a população de Quixadá terá que conviver. Perdemos o status de cidade pólo do sertão, inegavelmente não podemos considerar Quixadá como a cidade mais importante da região, tanto que o próprio governador Cid Gomes ignora nosso crescimento, ignora e investe pouco na maior cidade do Sertão Central.

Deixando um pouco de lado o governador, temos que observar nossos erros, a população de Quixadá precisa entender que nossos políticos estão pouco se lixando para o povo. A demagogia de nossos representantes chega a ser ridícula. As pessoas da cidade estão envergonhadas, não só porque perdemos o hospital, mas pelo estado lastimável que ela vem sendo tratada. Não dá mais para ficar de braços cruzados e calados com tamanhos absurdos.

Nós temos dois deputados, Raquel Marques e Osmar Baquit, temos um representante dentro do governo, Cristiano Goes, temos aquele que se intitula o melhor prefeito de Quixadá de todos os tempos, Ilário Marques, cuja influência politica é muito grande nas esferas Estadual e Federal. Sim e ai, o que aconteceu para todos ficarem omissos na campanha, certamente se você tiver um pouco de senso crítico vai entender por que Quixadá perdeu o Hospital Regional.

Nossos representantes já sabiam que o hospital regional não vinha para Quixadá, os critérios adotados por Cid Gomes ficaram evidentes quando se deixou de escolher a cidade pelos parâmetros técnicos. A eleição que não teve nada de democrático beneficiaria o município vizinho, deputados prometeram emendas, benefícios, dinheiro, apoio político para que presidentes de câmara e prefeitos apoiassem Quixeramobim como sede regional.

Mas que democracia é essa intitulada pelo governador que o povo não participou da votação, tão somente lideres defendendo seus interesses pessoais em troca de favores e emendas, em Solonópole por exemplo, a população da cidade ficou revoltada com os vereadores que votaram em Quixeramobim contra a vontade popular. Em outras cidades se repetiu os conchavos e negociatas mesmo os lideres das cidades afirmando que Quixadá teria melhor crivo técnico para sediar o hospital.

Alguma coisa precisa mudar, não dá mais para ficar nesse marasmo sem cobrar desses representantes medidas que coloquem Quixadá de volta como cidade polo da região central do Estado, ficar calado enquanto a cidade cresce de forma desordenada, sem uma infraestrutura para receber investidores que procuram nosso município acreditando que a cidade tem potencial para crescimento. Veja que absurdo, enquanto a cidade se verticaliza não temos ainda uma unidade do corpo de Bombeiros, só para ilustrar o tamanho desse prejuízo, conheço dois projetos de edifícios de 10 e 12 andares que estão aguardando a unidade que simplesmente o governo prefere ficar indiferente aos pedidos da população.

E os nossos representantes, que estão de olho tão somente no assento da prefeitura que por sinal está quebrada, mesmo assim já tem político fazendo campanha nos bastidores, porque não fizam campanha para o Hospital Regional? Ilário disse nas rádios da cidade que não foi convidado, mas menino! que ingênuo! Essa comparação é boa, você é convidado para ir num velório ou enterro? Essa ai Ilário só mesmo para seus seguidores lunáticos.

O que dizer o Osmar Baquit que tirou estranhamente uma licença cedendo espaço para Pimenta? E a Rachel que de última hora tentou tirar a limpa, falando sore o assunto? E o nosso Cristiano Goes que até agora só ficou nos trocadilhos? Esses representantes que tem contato direto com o governador deveriam ter tomado uma posição séria, “chegado junto”, os três, procurado Cid e encostado na parede, Quixadá tem os critérios de exigência técnica e o Hospital Regional tem que ficar em Quixadá. Mas não, era de interesses dos mesmos, Rômulo Carneiro sairia beneficiado, um salto para sua reeleição, foram todos eles contra a população de Quixadá, situação covarde e sem desculpas esfarrapadas.

As eleições estão chegando e esses mesmos protagonistas estarão embalados na campanha para prefeito com o intuito único de defender não o povo e sim seus interesses pessoais, não merecem o meu voto, não merecem o voto da população quixadaense que vai ter que enxergar o lado crítico do jogo sorrateiro da politica. Espero que os leitores dessa coluna possam refletir muito sobre essa vergonhosa atitude de nossos políticos locais. Prejuízo esse que teremos que conviver por muito tempo, mas devemos aprender com nossos erros, Quixadá não merece os políticos que tem, deveriam aprender com os políticos da cidade vizinha e parabéns Quixeramobim, um banho de união e empenho.

Fabio de Oliveira
Colunista


quarta-feira, 4 de maio de 2011

POPULAÇÃO REALIZARÁ MANIFESTAÇÃO EM PROL DO HOSPITAL REGIONAL EM QUIXADÁ


A população do município de Quixadá realizará neste sábado, dia 07, uma manifestação em prol do Hospital Regional do Sertão Central.

Segundo a comissão organizadora do evento a manifestação tentará sensibilizar o governo do estado e os prefeitos, mostrando que Quixadá reúne as melhores condições técnicas para receber um empreendimento de grande porte como este.

Segundo a organização do evento a cidade de Quixadá já conta com um aeroporto regional, um hemocentro, uma policlínica, um polo universitário, do qual faz parte a Faculdade Católica que poderá ter seu curso de medicina viabilizado com a construção do hospital.

O dentista Fernando Holanda, um dos organizadores, ressaltou que Quixadá fica numa localização previlegiada, e que caso o Hospital Regional seja construído no município o curso de medicina da Católica beneficiará a população não somente da região mas a do estado como um todo.

Já o empresário Dário Lobo disse que além de todas essas qualidades a cidade possui saneamento básico em quase todos as casas, além de que a maior rede hoteleira da região, o maior número de profissionais da saúde e atualmente sedia a microregional de saúde do estado.

“Estamos convidando toda a população de Quixadá e região a participar neste sábado, dia 07, a partir das 09 horas da manhã, deste ato que será em benefício de o estado do Ceará, esperamos com isso sensibilizar as nossas autoridades para que, a exemplo dos outros hospitais, o critério técnico prevaleça para a construção de um grandioso empreendimento de saúde no interior do nosso estado” disse o empresário Joaquim Neto.

A população está sendo mobilizada através de emissoras de rádios locais, a comissão estará percorrendo todos os colégios convocando a classe estudantil e amanhã, dia 05, haverá uma visita a Faculdade Católica para convidar os estudantes e professores a aderirem a essa grande manifestação.

Segundo a comissão organizadora existe uma proposta de o comércio fechar durante uma hora para que os trabalhadores possam participar da manifestação.

OAB ENTRA COM AÇÃO PARA GARANTIR FICHA LIMPA EM 2012


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrou hoje, dia 3, com uma ação para garantir a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições municipais de 2012. “Quem quiser se eleger terá que ter ficha limpa”, disse o presidente da entidade, Ophir Cavalcante.

Para acelerar a tramitação, a entidade sugere que a causa tenha como relator o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, que já analisa ações sobre o mesmo tema de autoria do Partido Popular Socialista (PPS) e da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL).

A ação da OAB pede a constitucionalidade de todos os itens inseridos pela Lei da Ficha Limpa na Lei de Inelegibilidades, de 1990, o que difere de outras, por ser mais abrangente.

A ação do PPS, ajuizada no último dia 19 de abril, é centrada no pedido de que a lei seja aplicada em situações vividas pelos políticos antes de sua sanção.

Já a ação da CNPL, que começou a tramitar no dia 31 de março, quer que o Supremo declare inconstitucional o item que diz que fica inelegível por oito anos profissional que tiver sido excluído do exercício da profissão por órgão profissional competente.

Na ação ajuizada hoje, a OAB disse que ainda há controvérsias sobre cada ponto da norma, o que “abala a confiança da sociedade brasileira”.

A entidade afirmou que no Direito Eleitoral não deve ser aplicado o princípio da presunção de inocência até julgamento definitivo, ponto que não havia sido abordado na ação do PPS. Para a entidade, a moralidade administrativa é mais importante que um direito individual.

Fonte: Agência Brasil

Vamos comentar... E ai será se tem alguém preocupado com essa lei??? Se realmente a Ficha Limpa valer para 2012 quais serão os prováveis candidatos???

segunda-feira, 2 de maio de 2011

PREFEITO DE IBICUITINGA DECLARA APOIO A QUIXADÁ PARA SEDIAR HOSPITAL REGIONAL


O prefeito do município de Ibicuitinga, José Edmilson Gomes, conhecido popularmente como Deca, concedeu uma entrevista a Rádio Monólitos neste sábado, dia 30.

O prefeito foi convidado pelo apresentador Jonas Sousa, do programa Nossa Opinião, que vai ao ar aos sábados de 10 horas até o meio-dia.

Durante quase uma hora o prefeito Deca falou sobre os investimentos de sua administração, e como está conseguindo melhorar os indicadores sociais do município.

Como não poderia ser diferente ele foi abordado sobre o voto que dará, no próximo dia 09, para escolher o município que sediará o Hospital Regional que será construído pelo Governo do Estado no Sertão Central. Sem titubear o prefeito declarou seu voto para o municípío de Quixadá.

“A cidade de Quixadá é a mais preparada tecnicamente para receber um empreendimento deste porte, além disso ainda tem a faculdade católica que possui vários cursos ligados a área de saúde, e ainda poderá receber o tão sonhado curso de medicina que beneficiará todo o Ceará” disso o prefeito Deca.

Estão na luta para sediar o Hospital Regional, além de Quixadá, os municípios de Boa Viagem, Canindé e Quixeramobim. A votação está marcada para acontecer no próximo dia 09 no centro de convenções, em Fortaleza.

REVISTA REFORÇA CRÍTICAS A GESTÃO DE LUIZIANNE LINS


A edição da revista Veja que chega às bancas de todo o país esta semana, retoma o assunto que deu o que falar entre os leitores (e até entre os não leitores) cearenses na semana passada e volta a expor o desgaste da prefeita Fortaleza, Luizianne Lins (PT), relatando novos fatos a partir da repercussão da matéria publicada na edição anterior da revista.

Sob o título, “A Joaninha vira um Marimbondo – A zangada prefeita de Fortaleza é atingida por um enxame de novas denúncias”, a reportagem começa identificando Luizianne Lins como a “prefeita mais impopular do país” e relata que a gestora terá que enfrentar um pedido de impeachment, solicitado pela Ação Cearense de Combate à Corrupção, junto a Câmara de vereadores de Fortaleza, na última sexta-feira, dia 29.

Contra-Ataque
A matéria diz que Luizianne “contra-atacou” as denúncias da revista Veja, foi a uma emissora de TV e depois “publicou nos jornais cearenses um anúncio ardido” que teria sido pago com dinheiro público. O Ministério Público Estadual, através do promotor Ricardo Rocha, teria visto indícios de crime e aberto um processo contra a prefeita da capital.

Ordem Judicial
Ainda segundo a revista, o Ministério Público Estadual denunciou a prefeita Luizianne Lins criminalmente por descumprir uma ordem judicial datada de julho de 2008 e que“a petista deveria ter pago R$ 1,5 milhão de reais em dívidas trabalhistas a funcionários da prefeitura”.

Cartões Corporativos
A revista volta a citar o uso dos cartões corporativos e dessa vez apresenta cópia da tomada de contas do Tribunal de Contas dos Municípios para afirmar que “de janeiro de 2007 a março de 2008, a prefeita petista e seis de seus assessores gastaram 43 000 mil reais com cartões corporativos, mas só prestaram contas de 3 198 reais”.

Devassa
Em uma das despesas descritas pelo TCM, Luizianne Lins teria utilizado o cartão corporativo para o pagamento de uma conta no valor de R$61,04 na cervejaria Devassa, em Ipanema, Rio de Janeiro, no dia 23 de novembro de 2007.

Em outra despesa, 4 000 reais foram destinados à Fnac Brasília Guara, loja de eletrônicos e livros, no dia 1º de novembro de 2007.

Superfaturamento
A matéria destaca ainda que Ministério Público Federal teria detectado superfaturamento de R$ 3 milhões nas obras do Hospital da Mulher. Enquanto os vereadores de oposição estariam investigando, segundo disse a revista, um repasse de R$ 94 milhões para o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Apoio à Gestão da Saúde, “ONG petista que jamais prestou contas das verbas recebidas” da prefeitura de Fortaleza.



Fonte: Kezya Diniz – Jangadeiro on line